Pratos com frutas e vegetais da safra para fortalecer a imunidade

Em tempos de atenção redobrada com a saúde e a prevenção contra a Pandemia de Coronavírus, publicamos várias receitas elaboradas pelos nutricionistas da Tirolez, utilizando alimentos da época

O outono, que se inicia em 20 de março, é um período de transição entre o verão e o inverno, carregado de características marcantes. Apesar das temperaturas mais amenas, a estação é conhecida pelos seus dias quentes e as noites mais frias. Por isso, a safra de outono é aliada de quem deseja preparar pratos saudáveis e saborosos, já que as frutas e vegetais do período estão mais suculentos por estarem no momento certo de serem colhidos. A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, enviou com exclusividade para o Portal um cardápio para tornar a refeição em família com alimentos da época em um momento especial.

Aproveite a abundância dos vegetais da estação para preparar como entrada o Creme de Abóbora com Gengibre e Castanhas, enquanto o prato principal de Quiche Integral de Creme de Ricota e Abobrinha pode ser complementado com uma salada verde. Frutas como a banana-nanica são fáceis de encontrar, então, aposte nas Tarteletes de Banana com Creme de Ricota, uma sobremesa leve e capaz de surpreender qualquer paladar.

Confira o cardápio completo!

CREME DE ABÓBORA COM GENGIBRE E CASTANHAS
(Rendimento: 6 porções. Tempo de Preparo: 40 minutos)

Ingredientes
– ½ cebola descascada e picada em cubos
– 1 colher (sobremesa) de azeite
– 4 xícaras (chá) de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos médios
– 1 colher (sopa) de gengibre ralado
– 1 litro de caldo de legumes caseiro ou água
– 1 colher (café) de sal
– 1 pote de Creme de Ricota Light Tirolez
– 1 colher (sobremesa) de óleo de coco
– 1 dente de alho descascado e amassado
– ½ xícara (chá) de castanhas-de-caju picadas
– Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela, doure a cebola no azeite, acrescente a abóbora e o gengibre e refogue. Adicione o caldo de legumes, a pimenta e o sal e deixe cozinhar até que a abóbora fique macia. Desligue o fogo e junte o Creme de Ricota Light Tirolez. Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Em uma frigideira, aqueça o óleo de coco e doure o alho e as castanhas. Sirva o creme de abóbora com o alho e castanhas dourados por cima.

QUICHE INTEGRAL DE CREME DE RICOTA E ABOBRINHA
(Tempo de preparo: 30 minutos. Rendimento: 8 porções)

Ingredientes
Massa
– 200 g de farinha de trigo integral
– 100 g de farinha de trigo
– 150 g de Manteiga sem Sal Tirolez gelada
– 1 ovo
– Sal a gosto

Recheio
– 140 g de abobrinhas italianas cortadas em rodelas finas
– 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (200 g)
– 200 ml de leite integral
– 3 talos de cebolinha picados
– Folhas de 3 ramos de tomilho
– 2 ovos
– 2 gemas
– Sal a gosto

Modo de Preparo
Massa
Em uma tigela, misture as farinhas, o sal e, aos poucos, adicione a manteiga gelada.Com as mãos, cuidadosamente vá esfarelando a manteiga junto às farinhas para formar uma farofa grossa. Adicione o ovo e misture até obter uma massa homogênea. Caso seja necessário para dar o ponto, vá acrescentando água gelada, de 1 em 1 colher (sopa) até atingir a textura. Envolva a massa em filme-plástico e reserve em geladeira por 10 minutos. Em uma superfície, abra a massa com a ajuda de um rolo para cobrir todo o fundo e as laterais de uma forma para quiche, de fundo removível (23 cm de diâmetro). Depois de acomodar a massa na forma, leve ao freezer por 10 minutos.

Recheio
Salteie as rodelas de abobrinha rapidamente, em 2 colheres (sopa) de óleo e reserve.Em uma tigela misture o creme de ricota, os ovos e as gemas, o leite, o sal e as ervas.

Montagem
Despeje o recheio sobre a massa verta e, sobre ele, cuidadosamente distribua as fatias de abobrinha salteadas.Asse em forno preaquecido à 180 °C por cerca de 20 minutos ou até que o recheio esteja dourado e consistente.

TARTELETES DE BANANA COM CREME DE RICOTA
(Rendimento: 8 porções. Tempo de Preparo: 40 minutos)

Ingredientes
– 1 pacote de biscoito de aveia triturado
– 1 colher (sopa) de Manteiga sem sal Tirolez
– 4 colheres (sopa) de água
– 1 pote de Creme de Ricota Tirolez (200 g)
– 1 banana nanica
– 1 colher (café) de essência de baunilha
– Suco de ½ limão
– 2 bananas nanicas cortada em rodelas
– Canela em pó a gosto

Modo de Preparo
Em um recipiente, misture o biscoito triturado, a manteiga e a água, até obter uma farofa. Forre o fundo e as laterais das forminhas para empada ou muffin com a farofa e leve ao forno para pré-assar por 10 minutos. Reserve. No liquidificador, bata o Creme de Ricota Tirolez, 1 banana, a essência de baunilha e o suco do limão. Distribua o creme pelas massas pré-assadas (aproximadamente 1 colher de sopa cheia em cada massa) e sobre cada uma das tortinhas, coloque algumas rodelas de banana. Se quiser, salpique canela. Volte as tortas para o forno, por mais 15 minutos, e sirva-as quentes ou frias.

Marcado , , , , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.