Omertà Cabernet Sauvignon – Ubaldo by Kranz 2013

Vinho das Terras Altas de Santa Catarina desfila muito bem ao lado de uma carne nobre e cortes do Oeste Catarinense, como o Filé Americano

Rodrigo Leitão

Esse é um dos mais valiosos lançamentos da vinícola Kranz, de Treze Tílias, nas Terras Altas de Santa Catarina. É um vinho versátil que combina com carnes vermelhas, bacalhau, queijos curados, embutidos, massas e carnes brancas com molhos de sabor acentuado. As uvas vêm de Campos Novos, município a 40 km dali e derivam de cepas francesas trazidas pelo Sr. Edson Ubaldo, pioneiro da viticultura na região (daí o nome complementar do vinho, Ubaldo). Na loja virtual da vinícola, custa R$ 69,00.

É um vinho leve, com muita especiaria, além de uvas vermelhas silvestres e compotas que exaltam a ameixa bem madura. De cor bem intensa e muito brilho, apresenta um acidez muito equilibrada e taninos macios, mas persistentes.

E provei acompanhando um Filé Americano grelhado. Este corte é muito popular no Oeste catarinense e é retirado da região da parte superior do boi, fica junto à capa do contrafilé, é muito saboroso e apresenta belo marmoriz.

Esse vinho foi trabalhado para se apresentar fresco e para isso passou apenas seis meses em barricas novas de carvalho francês. Depois de engarrafado, ficou mais seis meses em repouso até chegar à venda.

O Omertà Cabernet Sauvignon – Ubaldo by Kranz 2013 tem uma complexidade notável e a curta passagem por madeira permitiu que os aromas permanecessem muito frutados. Dá pra sentir o volume encorpado no início da degustação e uma sensação de doçura, além do pão tostado ao final.

Se você preferir testar esse vinho com uma carne mais nobre, sugiro um Tomahawk ao ponto para mal passado. É aquele corte conhecido como “bife dos Flintstones”. Apresenta um grande osso da costela e lembra um pequeno machado indígena norte-americano chamado tomahawk. Esse corte é retirado da parte dianteira do lombo do boi, e só dá quatro peças por animal! É o mesmo corte do prime rib, mas tem osso maior (chegando a 30 cm). Dua carne é composta pelo ancho (filé de costela).

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.