Comida de outono faz bem à saúde

S

Rodrigo Leitão

Outono é a estação propícia para quem gosta de comer bem e quer emagrecer abusando dos condimentos. Os dias estão ficando mais frios, as noites mais ainda e essa é uma das melhores épocas para perder calorias. Quando faz frio, o metabolismo do corpo é acelerado para que a temperatura interna se eleve. Então, as calorias são queimadas com maior rapidez. Por isso é uma época boa para as receitas quentes e condimentadas, mas sempre usando alimentos frescos e da estação.

Como tempero, o açafrão é um dos que têm a melhor característica de outono. É refrescante, mineral (é rico em manganês), floral (vem da flor Estigma) e muito saboroso. Ele tem um toque de especiaria, que ajuda a esquentar o corpo. Então, o açafrão seria o tempero de outono. E outono é tempo de grãos, como arroz, milho, lentilhas. Arroz com açafrão é gostoso e é também a base da paella espanhola.

Nessa época, começa a temporada de fondues, caldos e risotos. E os risotos, além do arroz arbóreo, podem ser feitos com outros grãos, como lentilha, e também com o açafrão. Como o metabolismo fica mais acelerado nesse período, esta é a época de se aproveitar os carboidratos naturais (grãos e  legumes) em sopas, por exemplo. É época também de saladas condimentadas, com pimentas e muitas folhas (rúcula, alface americana, escarolas, agrião), tomates, tomate-cereja, pepino, cenoura, beterraba, palmitos, cogumelos. E elas podem ser completadas por peito de peru, frutos do mar, queijos magros e frutas.

As bebidas da estação são os chás aromáticos, porque a bebida quente favorece a queima de calorias nessa época. Os sucos devem ser os das frutas da estação, como melancia, maracujá e goiaba, principalmente. Os vinhos, brancos e rosés; e os espumantes, similares, porque são frutados, refrescantes, aromáticos e acompanham as carnes magras da época e as saladas. À noite, vá nos vinhos tintos, principalmente se a opção for as carnes vermelhas grelhadas e os caldos.

Frutas da estação:

Abacate – fornece energia, combate o colesterol e favorece a digestão. Muito gorduroso, deve ser consumido moderadamente.

Banana – Reforça a massa muscular. Rica em vitaminas B6 e B12, é ótima repositora de energia. Combate depressão e anemia.

Caqui – Rico em vitaminas A, B1 e B2, cálcio, fósforo, sódio e fibras, regula as funções intestinais. A concentração do antioxidante betacaroteno (provitamina A) retarda o envelhecimento.

Coco – Fonte de ácidos graxos, ferro e fibras. Sua água é um potente soro vegetal que atua contra a desidratação.

Goiaba – Baixo teor calórico e rica em vitaminas A, B1 e C, além do cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Auxilia no combate a infecções, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco. Também favorece a pele, retarda o envelhecimento, regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso.

Laranja – Rica em sais minerais, fósforo, cálcio e ferro, além de vitaminas A, do Complexo B e C. Aumenta a imunidade.

Limão – Rico em flavonóides cítricos (vitamina C), é importante antioxidante (ajuda a combater os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce, e alguns cânceres, entre outras doenças). Fortalece a imunidade, colabora na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Também é antisséptico e usado para tratar infecções respiratórias.

Maçã – Rica em fibras, flavonóides e antioxidantes, é ideal no combate a problemas cardíacos. Concentra potássio e pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol.

Maracujá – Calmante natural, é fonte de vitaminas A, C, do complexo B e de sais minerais. Combate colesterol, triglicérides e favorece o sistema gastrointestinal.

Melancia – Rica em sais minerais e vitaminas do complexo B, A e C. Pela grande quantidade de água, age como excelente diurético.

Pera – Também desempenha papel importante para a boa formação de dentes e ossos. Fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras.

Pinha – Conhecida como fruta-do-conde, é fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Tangerina – Rica em vitamina C, cálcio e fósforo, essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos. A fruta dá vitalidade aos vasos sanguíneos, age contra infecções e aumenta a resistência do organismo. Favorece a absorção de ferro de outros alimentos.

 

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.